No Brasil foi anunciado esses dias o patrocínio Prime.Team que envolve uma boa quantia de dinheiro, logo após o nO! ganhar patrocínio da Private, e temos tambem outros times como o sX-Gaming, g2-gaming patrocinados, entre outros. Apesar de nenhum desses patrocínios valer mais do que uma profissão, de fato levanta-se a duvida : Dota é um esporte? Teremos jogadores que irão encarar isso como profissão no futuro?
Para responder a essa pergunta, vamos voltar um pouco as origens do DOTA, ele vem do jogo Warcraft III, que tem nele atualmente o segundo maior patrocínio da história do e-Sport mundial : Moon, que tem um contrato de 3 anos no valor de $473,000 dólares. Apesar disso, a participação do Warcraft na Coréia (Moon é Coreano) é bem discreta em comparação ao Starcraft, veja foto abaixo:
Sim, isso é o público que foi assistir a uma partida de Starcraft. Mas porque o Warcraft não fez tanto sucesso quanto o "antiquado" Starcraft?
A resposta está em um item, literalmente : Scroll of Town Portal.
O e-Sport na Coréia figura entre os esportes mais importantes do país, tendo jogos televisionados e milhares de jogadores patrocinados. Tá... mas e o tal do town portal? Os jogos eram televisionados, o que move o esporte é o público, e o que o público queria ver era : AÇÃO. E um item como o Town Portal tirava toda a dinâmica de assistir-se ao jogo, pois sempre que se achava que haveria uma luta, ocorria o Town Portal e não tinha a tal luta, lógico que existem outros fatores, mas esse é o principal. Isso de fato deu uma segurada no Warcraft, que se tivesse deslanchado na Coréia com certeza seria um e-Sport bem mais reconhecido.
Mas vamos voltar ao DOTA... Será que um dia teremos um estádio desse assistindo à um jogo de DOTA? O que falta para o DOTA?
Primeiramente, DOTA é um jogo demorado e de tempo imprevisto, vocês não ficam indignados que no futebol existe o tal "gol-fora-de-casa" e cada vez menos vemos disputas por penaltys? Isso porque as emissoras de televisão tem um horário apertado, e não podem se dar ao luxo de modificar sua grade para adequar-se a esportes, eles nao podem correr o risco de o jogo durar mais meia hora do que o previsto, logo o DOTA por ser um jogo de tempo indefinido tem mais dificuldades ainda de entrar no mercado, a própria organização de torneios offline fica complicada, pois não se sabe exatamente quanto tempo um jogo pode vir a durar.
Mas e ação, o DOTA tem?
Temos sorte de uma equipe tão capacitada como a de IceFrog estar por trás do DOTA, faz tempos que venho vendo movimentos espertos por parte dele para trazer cada vez mais ação e rapidez para o jogo e dar ao jogo proporções adequadas a tornar-se um grande esporte, um grande show.
Vocês podem não ter percebido, mas cada vez ele vem tentando fazer com que o jogo fique mais rápido, de forma sútil, é claro :
Primeiramente, ele removeu o item aegis do shopping, fazendo com que existisse somente um ressurect a cada dez minutos(roshan), sendo assim o jogo ficou muito mais susceptível a pushes, e acabando de forma mais rápida, adicionou ballizas para ter mais dano contra construções, fazendo com que pushes fossem mais eficientes, e que as lanes pushassem "sozinhas" com o tempo, e depois de diversas mudanças para fazer com que o jogo ficasse mais rápido, nessa última versão ele deu um grande passo : dificultou ainda mais o buyback no late-game.
O incentivo a ação de fato vem em pequenas mudanças, mas a maior que já houve foi a mudança da dagger, um item que denominava-se "Dagger of ESCAPE", desproporcionava totalmente a luta, tornou-se simplesmente a Dagger que inicia combates, mas que não permite você sair do combate, uma mudança extremamente inteligente e importante para o crescimento do DOTA, outra grande mudança foi a adição de cooldown na compra de wards, que muitas vezes acabavam por evitar lutas em grande parte do jogo.
Isso sem falar no grande incentivo que ele da ao DOTA competitivo, dando voz ativa nas mudanças aos jogadores do competitivo, e grande apoio as grandes ligas como IDEC e dota-pride.
Respondendo a pergunta, se dota é um esporte : é, e um em grande crescimento devido a grande visão de IceFrog, que agora irá para a Valve e ai com certeza teremos grandes melhorias na divulgação e profissionalização do mesmo. Ainda não temos salários milhonários, são poucos aqueles que conseguem tirar sustento do jogo, mas já existem, e a tendência se continuar assim é crescer e muito, mas se um dia chega no Brasil... isso só esperando para ver.
Creio que um detalhe essencial que o Icefrog pode trabalhar para que facilite isso, é aumentar o tempo de channeling do town portal, para que não seja fácil fugir de lutas/ganks atraves do uso dele, e diminuir o tempo para usar o próprio town portal em construções sob ataque, o que proporcionará mais a briga.
muito bom o artigo duke!
ResponderExcluirEu não acredito que o town portal seja um impecilho no gameplay, muito pelo contrário, ele incita lutas. Um exemplo, sua torre vai cair, o seu time todo da tp e vai para a briga. O teleport no dota é mais um incitador do que um inibidor. Principalmente early game.
ResponderExcluirComo o Adiref~ disse, o teleport começa tambem várias batalhas. Ai eu pensando aqui que tal so puder usa-lo dentro da base (oque séria base? onde fica a fonte e os intes ou aquele território onde fica as ultimas torres)
ResponderExcluirDota um esporte profissional? Só um apaixonado pelo jogo pode pensar nisso.
ResponderExcluirJogos no Brasil não tem espaço na grande mídia e estão em segundo plano.
Além disso, DotA é um jogo muito específico. Ou seja, para uma pessoa que nunca jogou não faz o menor sentido asssistir à um replay ou uma partida ao vivo. Mas tambem, nem todos que jogam esse estilo de jogo preferem DotA.
Com a crescente oferta de novas placas por preços cada vez mais atraentes para nós, DotA que é preferencia para muitos porque consegue-se ter um bom desempenho no PC, perderá lugar para jogos mais 'pesados' e mais atraentes.
Portanto acredito que DotA não será um grande paixão nacional, tão pouco um esporte proficional com grandes patrocinios.
@Gustavo
ResponderExcluirNao concordo cntg, Tudo bem q jogos no Brasil n tem seu merecido respeito, nem sua divulgaçao...
Mas jogos como Dota tem cada vez mais seguidores, por justamnete n precisar de muitos recursos, Hj em dia, qlqr PC pode rodar o war3 sem grandes problemas. Eu msm, tenho meu pc bom, mas soh de pensar em baixar 5GB e perder algumas horas na internet sem fzer nada, prefiro ficar no dota.
Eu ainda espero com um dia em que o dota vai ser bem divulgado e pessoas viveram deste jogo incrivel, assim como existem pessoas q vivem jogando CS!
(yn)
Disculpa pelos erros de portugues,digitar rapido tem esses defeitos! =D
ResponderExcluirGustavo esta completamente errado.
ResponderExcluirSOBRE A PARADA DO TP
ResponderExcluirele falou do tp no warcraft, nao dota
em jogos competitivos vagabundo usa isso pra correr
no dota ele inicia sim batalhas
no warcraft eh uma ajuda pra vc defender a base, mas tbm eh mto usado em fugas
A verdade que, assim como o Starcraf, os eventos e-Sport que irão mexer com bastante dinheiro serão 1x1.
ResponderExcluirDotA tem tudo para crescer, mas como foi dito, não se pode prever o tempo de uma partida de DotA, pode levar 20 minutos até 2 horas.
Podem gravar minhas palavras, o DotA irá ter grandes eventos, televisão e etc, mas serão dota 1x1.
@Scroll of Town Portal
Como já falaram, é o Scroll do Warcraft não do DotA ;).
DotA vai ter mais repercusão que o próprio warcraft acreditem em mim.
Se o CS consegue Dota tbm, tem nego que ganha muito money com cs, com o Dota tbm pode ser assim
ResponderExcluirBela analise sobre as mudancas que o icefrog fez para tornar mas rapido o game.
ResponderExcluirMas acho mt dificil no brasil não só para o dota mas como para varios jogos, receber incentivos fiscais. A mentalidade das empresas ainda nao estão evoluidas o bastante pra achar que um jogo de PC dará publicidade para as mesmas.
Vamos esperar que um dia isso acabe.
Abrass
Cara torce nao custa nada vamo la Dota to com vc
ResponderExcluirno Dota existem sim muitos seguidores, porém no brasil por exemplo, se vc entra no garena e tem 14000 pessoas nas rooms do brasil, dessa apenas umas 500 sabem realmente como é o jogo no competitivo ou as funções in game, do mais são outros 13500 pegando um carrier e querendo pula no meio dos cinco e reclamando pq seu time n veio, ou seja a galera tem um número alto, mais uma qualidade fraca, seria bom uma iniciativa no brasil por exemplo, de aulas mesmo. Ensinar qm ta começando, como q realmente funciona o jogo, ensinar a eles itens como tp(n usam pode ter certeza), funções como support, etc.
ResponderExcluirOu seja assim teremos mais pessoas que entendem o jogo, assim um maior número de telespectadores = crescimento do esporte.
enqnto no gosugamers a média de 1000 dl por replay na gamesphere a média eh 100.
não creio q é por causa do jogo ser mais jogado lá fora, em números acho comparável, talvez seja pq existe um maior número de interessados no jogo sério.
Porém, qntas vezes vc resolve pubbar e vem um FDP q n sabe de dota e te chama de noob?
concientizar eles é realmente muito importante, recentemente, em minha cidade, que existe vários players surgiu mais um, com o nick de patolino, esse ao me ver jogar, n teve vergonha em pergunta oq fazer no jogo, e hj passo algum tempo do meu horário no pc, enviando bons links de replays e comentando com ele, em seis meses ele aprendeu coisas que nego que joga a 3 anos n sabe. E ainda aprendeu a ser humilde no jogo.
O icefrog eh competente o suficiente para levar o dota ao profissional, mais cabe aos jogadores o levarem a diante tbm.
Lanço uma campanha " adote um noob " (cpm base em tudo ai em cima espero n precisar explica-la.)
desculpa pelo tamanho do post, mais ainda ficou pequeno para todas as minhas idéias e sentimentos em relação ao dota no cenário nacional, as vezes parecendo meio sem nexo e vazio, é pq queria que entrasse um pokin de tudo....xD
ResponderExcluirTinha q ter aula de dota para iniciantes sim,hoje vcs ver muitos cara xigando o outro de nub de lixo mandando kia pq inves de eles xinga discuti encina a joga ? Comigo foi a msm coisa jogo dota a +/- 6 meses nos primeiros meses galera me xamava de nub mandava eu kita tudo e dava vontade de para de joga dota ate q conheci o MARUT ele me encino a joga dota c humilde no jogo e garanto q todo tempo q ele tem ele me ajuda me mandando link de bons replay e c vcs q gosata de xiga o outro de nub evite isso seja educado e encine ele joga
ResponderExcluirCampanha " adote um noob "
Cara eu nunca tinha pensado nessa idéia do town portal e realmente partiu meu coração isso pois acho warcraft bem melhor q starcraft
ResponderExcluirDOTINHA NA VEIAAAAA!!
ResponderExcluirAdote um noob? Ridiculo eu acho, primeiro tem salas pra noobs, jogue nelas. Agora nao venha jogar na room 1 e reclamar de ser chamado de noob. Se bem que ultimamente qualquer lixo joga na sala 1. Aprender a jogar eh por conta propria, veja replays, analisando ganks, etc... Vc acha que sua vida vai ter alguem sempre te ensinando?
ResponderExcluirSe tiver duvidas pergunte pra gente experiente, mas ficar sendo guiado por alguem, acho ridiculo.
Mano acho legal a campanha por q tem muita gente q esta conhecendo o joga agora e nao custa nada a galera mas veterana ajudar o pessoal q esta entrando.bom esta e minha opniao achei bastante util.Fato
ResponderExcluirUP na campanha adote um n00b ^^
ResponderExcluiro duke podia fazeh um post sobre isso ^^
vo procurah um n00b pra adotar
se todo mundo fizesse isso o gg sera muiti melhor
tipo sTAN, creio q nada na vida aprende sozinho, vc n da uma iluminação do nada e "ah vo ve um replay do MYM", os cara nem sabe oq eh isso...
ResponderExcluira idéia é concientizar os cara a querer aprender e os vetereanos a ensinar...se o duke der suport fico feliz xD
vlw sonek e jeff xD
Eh phoda msm velho, se tem um noob no seu time, tente ensinar ele...
ResponderExcluirSabe aquele AXE que fez dominator em vez de vanguard... então, fale para ele vender e faze vanguard, se ele nao te ouvir, mande ele se fuder.
seria bom explica-lo o pq da vang invés da dominator...
ResponderExcluirhttp://acordoconcreto.wordpress.com/2009/10/19/nao-e-paciencia-nao-amigo/
ResponderExcluirSem contar que brasileiro tá pouco se fudendo pra aprender a jogar sem ser jogando. Não assite replay. Também não gosta de ser chamado de noob quando é, e, ao invés de jogar em room de lvl baixo, se acha o pro na room 7. é OÇO
ah criação de uma super liga(como no HOn), seria um grande passo, mais qntas vezes vc ta numa room baixo lvl e os cara usam expressões como "soh tem pubber no meu time, nossa que random eh esse?"
ResponderExcluirou seja, ah galera de baixo lvl se acha profissinal...tem que ser criada uma camapanha em massa no brasil, desenvolvida por qm realmente entende do jogo, para atrair uma maioria pro competitivo.
Marut , pessoas como vc é o q esta faltando no DOTA , se viu o Stan ne? ridiculo , lixo po pra que isso ? sabe essa historia de badmaner isso sim é estranho ... cara a capacidade do jogo é incrivel mas infelizmente é dificil entrar na comunidade , aprender a jogar , inicio aborrecedor , palavroes em cima de palavroes ,comecei a jogar a pouco tempo e talz hj em dia jogo regularmente falta muio a aprender so continuopq o jogo é fantastico mas ta dificil meu filhao do lado e vendo um bando de mlk ofedendo uns aos outros triste isso ...
ResponderExcluiresse conselho de DOTA ja é um passo ao profissionalismo !