4 de junho de 2015

Lembranças em um dia de ressaca

No momento que digito esse texto, estou aqui sentado em meu quarto na Alemanha, bebendo uma cerveja que devido ao estado da minha garganta não tem gosto e, enquanto me hidrato um pouco, espero pela partida da INTZ no BRMA.

Ano de 2005, bizarro pensar que já faz 10 anos. Jogávamos por um campeonato da Hangarnet, SOA versus ks. O korean style era um clan respeitadíssimo, sempre figurando entre o top 3 Brasileiro, nesse mesmo ano eu havia ganho uma WCG em Campinas derrotando na final um membro aposentado desse time, a tenção e rivalidade eram gigante.

O meu clan não era tão forte, eu não me dava bem com o cenário brasileiro e optava por ter meu próprio clan com minha turma. Isso teve início quando eu, garoto de 13 anos desconhecido, comecei a postar replays de vitórias minhas sobre jogadores conhecidos no "play game" e eles não conseguiam me achar para jogar revanche, pois eu não era de nenhum clan famoso e assim não jogava campeonatos.

Voltando ao duelo, joguei contra o melhor player daquele time, o Wizard.ks, isso ocorreu pois joguei meu nome no seed 1 no e-mail e ele também, eu não quis fugir, pois acreditava que poderia ganhar dele. Eu poderia ter jogado meu nome no seed 2 e garantir a vitória, mas arrisquei.

Lembro que durante as partidas que eu joguei a quantidade de /f m foi imensa, contando cada detalhe que ocorria naquele jogo com 1.5s de delay. Eu perdi, 2x1. Foi incrível conseguir ganhar um mapa da lenda Wizard, mas optamos pelo disband do time após o 3x1 no placar geral.

Após o jogo, mesmo naquele clima tenso de rivalidade, xingamentos na sala da op warbrazil, convidamos eles para um DOTA. Aí que rolou a piada "HAHAHA SOA MELHOR TIME DE DOTA DO BRASIL".

O DOTA era jogado como forma de "desestressar" após partidas de Warcraft III, momento de risadas por todos os times. Percebi que só aquilo estava me divertindo e resolvi focar naquilo.

Durante um ano e meio ganhamos todos os campeonatos possíveis, pois éramos os únicos que só jogavam DOTA. Inclusive, a maioria dos campeonatos eram organizados por nós também, o primeiro foi o campeonato op febrawar, com 32 times e o ban no time do yuMi-, devido ao uso de Map Hack do jogador prO-, ou "proswaldo" como chamávamos.

Aquele sentimento de "desestressar" começou a surgir em todos, primeiro com o NoD e o início dos donyx22 ou dosapo22, jogavamos dota -ar a noite inteira, por que -ar é pra quem sabia jogar. Panch0 se daria bem naquela época, o tradicional do dota era dual mid.

De fato podemos considerar um marco no DOTA foi quando o jNg entrou nessa de treinar DOTA também, eles eram o melhor time de Warcraft Brasileiro, jogaram torneios fora do país, mas decidiram focar na brincadeirinha que era o DOTA.

Tudo isso gerou episódios épicos, como o "suckiações dotísticas" aonde postavamos todos os feeds dos nossos amigos, o episódio da "gangue do MCD" aonde o Nyx foi ameaçado de morte. Em suma, foram dois anos de madrugadas com uma galera imensa, de risadas e mais risadas no team speak e mais de 5.000 posts na Hangarnet.

Eu poderia continuar toda a cronologia e contar toda minha vida aqui. Mas acho que já foi suficiente:

- Fórum como meio de comunicação
- Friend list com limite para 25 amigos. /f m  e /w como meio de comunicação
- Milhares de regras de load/save nos torneios
- Map Hack
- Delay insano
- Baixar mapa entrando no custom game, ou depois no getdota
- Replays como única maneira de se ver uma partida
- Team speak como único meio de comunicação de áudio
- Premiações nulas
- Não entendimento dos familiares sobre o jogo
- Pessoas com raciocínio lógico extremamente elevado
- Comunidade de pelo menos 500 pessoas que se conheciam e interagiam todo dia

Hoje


- e-Sport é esporte.
- Premiações altas
- boa internet
- taca -cm e tá valendo o campeonato
- abro steam, em 1 minuto to no DOTA em um jogo equilibrado SOLO QUEUE
- abro facebook, em 1 minuto sei de todos os campeonatos que tão rolando
- status de todas as partidas
- Grupos com mais de 15.000 jogadores, ninguém se conhece, ninguém é amigo. Será que a diversão é a mesma??


Vocês tiveram o sentimento durante o post, que cada dificuldade que passávamos, criava a comunidade em si? Será que a solo queue matou as comunidades de dota? e tudo agora se resume a uma fanbase gigantesca que segue o reddit e le o que o Wyrkhm posta, mas não participa e interage de fato?

A conclusão, na verdade, são mais perguntas : precisamos de uma comunidade? precisamos de um cenário? Se sim, como podemos construir isso?


Você que viveu essas duas fases, se diverte como se divertia antes?

Para mim, de jeito algum. Agora é um joguinho que passa meu tempo e assisto por que torço para alguns amigos, aquelas gargalhadas na madrugada jogando DOTA, SATE, Uther Party e Spellcraft foram se abafando com o GG Tunnel, Garena Ladder, Seleção Brasileira de DOTA, Dota 2 Beta, Ranked Matchmaking...

Mas sabe, talvez seja eu que estou velho para isso... A história foi contada, deixa eu voltar para a minha cerveja, abrir a twitch, assistir e torcer pro meu amigo Dudu, que está disputando R$15000,00 com o apoio da famosa Dona Rita. #goINTZ by the way.

Na verdade, não sei se vou conseguir assistir, ainda não assinei plano de Internet e estou com o Wi-Fi do meu vizinho, a conectividade está péssima. Acho que por isso voltei a pensar na comunidade e escrever isso, se estivesse boa estaria upando meu MMR.



obs: Tenho muita coisa pra escrever sobre o assunto. Vou ver o feedback e talvez eu escreva um post sobre cada ítem citado.

7 comentários:

  1. Amigo, também comecei a jogar nos primordios do DotA. Também noto uma diferença imensa hoje, mas cá entre nós, os tempos evoluem, as coisas sempre mudam.
    Voltar como era antes é praticamente impossível, só nos resta a adaptação.
    Infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Também joguei naquela época. Jogava em lan house. Todos na cidade iam pra lan house jogar dota e a porrada cantava.

    Acredito que tudo que nós passamos naquela fase do dota foi necessário para transformá-lo no que é hoje. Se a gente não se divertisse tanto com o jogo naquela época não teríamos feito o marketing do jogo com nossos amigos tão bem e o jogo teria sido esquecido ao longo do tempo.
    São bons tempos que ficarão na memória e que não voltarão mais como o amigo ai de cima falou. Mas a pergunta que fica é: você prefere o MUNDO do dota de antigamente ou o MUNDO do dota atual?

    OBS: Tu lembrou aí da seleção brasileira de dota e me lembrou da época que eu comecei a acompanhar o competitivo. Não esqueço de um tinker do DrakenxD (um boliviano ou peruano, sei lá) que bagunçou o Brasil A de Frango, Polar, brtt, etc. que eram os top br da época. Velhos tempos... hahaha

    ResponderExcluir
  4. ainda volto no garena pra relembrar aquela porra dota 2 ficou muito facil e falta de raça pra aprender a jogar era mo foda asdkopsad, eu so nao sei do cenario antigo pq ia muito em corujao

    ResponderExcluir
  5. Hoje por coincidencia achei um email antigo do feed do blog, foi otimo ler este post e lembrar de grandes nomes do cenário "inicial" e de como realmente era divertido... Não sei se porque nós crescemos ou porque realmente ficou chato, mas os tempos de -ar jamais esquecerei.

    "por que -ar é pra quem sabia jogar."

    Larguei o Dota quando começou a surgir outros mobas mais práticos de serem jogados e sem a userbase medonha que estava se criando no garena.
    Sinto saudades do Dota no começo, não me acostumei com o Dota2 e hoje abandonei MOBA de vez, fica a saudade.

    ResponderExcluir
  6. Pow cara, que legal! Achei esse seu blog por acaso, após umas 'googladas' sobre como está o cenário de dota 2 no Brasil, pesquisando, por exemplo, quais jogadores da minha época estão ativos, se há algum tipo de cenário existente de dota 2 e coisas do tipo.

    O seu comentário sobre a plataforma do jogo é bem preciso. Ninguem se conhece mais nessa plataforma gigantesca que o Dota 2 proporciona. Ninguém conversa, briga, faz amizades ou coisas do tipo após um jogo como fazíamos na época do Garena. A rivalidade e proximidade que tínhamos dos melhores jogadores do país já não existe mais. O cenário que existia antes já não existe mais. Como você disse, a diversão que existia proporcionada pelo ambiente de rivalidade que nossas limitadíssimas plataformas da época proporcionavam também já não existe.

    Entretanto, atualmente contamos com uma plataforma de jogo que é infinitamente melhor para o jogo. Partidas disputadíssimas e jogos altamente equilibrados. É impressionante como a qualidade dos jogadores como um todo subiu! Mesmo em níveis de mmr baixo, a qualidade dos jogadores ainda é muito boa, comparados, por exemplo, com jogadores da época do Garena da 'Room 59' haha...

    Parabéns por proporcionar esta nostalgia! Sei que fazem longos 5 anos que você escreveu isso, mas seria muito bom se você desse continuidade!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. A propósito, todo mundo invejava o teu iconezinho do Tiny e o nome vermelhinho...haahaha

    ResponderExcluir