Bom, aqui vai uma entrevista realizada com o Spectre-, jogador do mushT com ótima atuação na final da ProSeries, a entrevista foi antes da final da ProSeries, logo vocês concluem que ela já é um pouco antiga, infelizmente quem estava cuidando dos e-mails recebidos era o yuMi-, e devido a ausência dele demorei a postar essa entrevista concedida pelo Nhac, que nos enviou via e-mail.
Clique em Leia-Mais para conferir a Entrevista!
Nhac: Como de praxe para aqueles que não lhe conhece, se apresente Spectre- aos leigos, teu nome, o que faz da vida?
Spectre-: Meu nome é Daniel Resende Dantas, moro em Brasília, tenho 20 anos, e faço faculdade de Ciência da Computação.
Nhac: Como conheceu o famoso DotinhA?
Spectre-: Eu já jogava PG (Play Game Warcraft) na época, e meus primos que nunca nem jogaram War3 conheceram o dota e começaram jogar e me falaram do jogo... Aí comecei jogar com eles em lan, no começo até falava "que velho, o negócio é PG, esse jogo ta com nada", e depois de tomar uma surra no PG com um exército bem maior que de um cara que ficava micrando todos os soldadinhos eu decidi jogar dota mesmo. Depois disso comecei joga na BNet, e como já tinha noção de War3 peguei as manhas no DotA rapidinho. A única coisa que precisava na época era imprimir um papel que mostrava como fazer os itens, e saber quais eram bons pra cada herói, porque não era tudo tão desenhado como hoje, os recipes eram scrolls.
Nhac: Conte um pouco sua passagem no cenário competitivo desde que começou até agora, o que já jogou de campeonatos, os torneios off-line, e o que já conquistou e perdeu?
Spectre-: Comecei no cenário competitivo a partir do clan que fiz, foi o DsK, com o Mr.Frango, conheceu pubando na BNet, o achei bonzinho, e chamei pra nós fazermos um time, mesmo ele sendo BM (badmanner) e chato na época (era pior que eu). Mas esse clan ficou bom não, e depois dele criamos o HoS junto com o Next, aí sim já estava começando ficar bom, e depois de um tempo nos tornamos top3 do cenário nacional. Depois de um tempo, brigas e intrigas, etc., sai do clan e fui pro 4dw e o Frango criou o clan x9 com o Next, fet, px, mas logo retornei pro clan e voltamos para o nome HoS, uma pena o fet e o px pararem de jogar, eles jogavam muito, creio que não teríamos grande chance de ganhar do DeN (em seu auge) com esses jogadores no time. Depois começou o GGCliente, e muita gente parou de jogar, inclusive o next. Depois de passar por diversos clans acabei chegando ao musht/feras mesmo.
Nhac: Você hoje em dia é conhecido por todos no cenário nacional, pois teve uma excelente passagem nele até agora, o que você já lucrou com o DotA além das amizades?
Spectre-: Em questão de dinheiro foi pouca coisa, poderia ter lucrado uma passagem pra SP com direito a hotel pago na Liga Hive, mas por achar que era passagem de ônibus não fui, e Zé Droguinha foi lá feedar no meu lugar rsrsrs. Ganhei alguns camps offline que deu um dinheiro legal até, além de diversão com a galera da lan. Mas não espero nada grande em questão de dinheiro com dota não, só quem ta ganhando dinheiro jogando DotA são os gringos mesmo e já ganhei alguns camps online, e o que vier com DotA é lucro.
Nhac: Qual fato mais engraçado que já aconteceu durante um game, e comente outro dentro do ts ou ventrilo?
Spectre-: Um fato engraçado pode fala do camp de ontem offline que teve aqui em Brasília, a galera tava bem animada, o jogo tava disputado, e a cada morte de um time a galera zuava de uma maneira diferente, acabei que sai do camp quase rouco de tanto gritar... É difícil falar do fato mais engraçado, já aconteceu de rir com dota várias vezes, principalmente quando tacava a galera do time nos outros com Toss (de Tiny) e o cara apelava... São vários, mas não consigo me recordar direito agora. Já no TS eu consegui me lembrar de um aqui, um dia que estava jogando e o McFly entrou no TS pra cantar, lembro que ele começou a fazer várias rimas e eu pedi pra ele fazer uma musica sobre o romopollis, eu ri muito, a musica ficou muito boa, até gravei e tenho-a aqui no PC (nada contra o romo), só foi engraçado =]. Também não posso falar que essa foi à vez mais engraçada, mas foi uma das. No camp de ontem, fizeram uma musica especial pro Lampz, “quem é o saquinho de gold aqui? Sou eu sou eu sou eu!”, foi muita comédia pqp.
Nhac: 2009 teve a LND6 você campeão dela, teve a Ladder da gS, ta ocorrendo o NexPRIDE, e a grande final que é hoje o mushT versus wD, de 2008 para 2009 o que você diz que modificou o estilo de game, bans/picks?
Spectre-: O estilo de picks muda muito cada versão no DotA, isto é ótimo pra que não fique sempre os mesmos heróis em CF. Posso dizer que essa versão, é a versão dos gankers, o jogo esta bem movimentado, ta tendo muita batalha já no início, o que acho legal, porque é muito chato aquele jogo de fica todo mundo farmando pra lutar depois de 40min. E também gosto muito de jogar com semi-carrier/gankers. Pra mim, essa é com certeza uma das melhores versões do DotA, e espero que só melhore. Comecei a jogar DotA na versão 5.84 a uns 5-6 anos.
Nhac: Já jogou HoN, se já você pensa que vai substituir o DotA com o passar dos anos?
Spectre-: Eu já joguei, e sinceramente não gostei. Não sei se foi porque jogue só umas 6-7 partidas, ou se é porque não quero me adaptar com algo novo, mas eu prefiro dota. O que eu gosto do HoN é poder falar com o time sem TS no jogo, voltar pro jogo até 5 minutos caso caia do game, e poder jogar contra gringos sem lag. Acho que se DotA tivesse isso ele seria insubstituível, mas não creio que dota um dia terá tudo isso. A tendência, infelizmente, em minha opinião, é que migrem pro HoN quando ele for lançado oficialmente, e estiver balanceado. Pra mim, HoN esta mais pra pub hoje em dia, ate por que os pubs lá são muito mais nível que no DotA, a galera que joga dota competitivo não larga porque o jogo esta balanceado, o que acho que o HoN ainda não está, mas que gosto mesmo no DotA são os gráficos limpos e a jogabilidade, e se o HoN tivesse isso, ao ser lançado, seria um dos que migraria, mas infelizmente o HoN tem um gráfico muito dark e confuso, eu fico tonto jogando aquilo.
Nhac: Como olha, a evolução dos players brasileiro atualmente?
Spectre-: DotA mudou muito, na época que joguei não existia last hit, deny, etc. Hoje quem começa jogar DotA sofre muito mais do que na minha época, isso obriga os players se esforçarem mais pra ficarem bons. Atualmente eu vejo muitos jogadores que começaram em pouco tempo e já estão em um bom nível, e observo isto em inhouses, a galera ta pegando noção boa, até o nível está subindo, e espero daqui pra frente surja clans cada vez melhores, também o cenário se torne mais competitivo.
Nhac: Fale um pouco sobre seus companheiros do mushT?
Spectre-: Frango: Conheço desde que comecei jogar DotA, então jogamos junto quase em todos os times que passamos, considero muito por conhecê-lo muito tempo, e por ter melhorado muito seu nível. Polar: Conheci o polar depois de um tempo no ggcliente, na bnet simplesmente achava os ursos muito ruinzinhos, depois fiz um clan com o polar no ggc e carregava ele. Sempre foi muito manner, muito difícil ver ele estressado no ts, mas quando se estressava era engraçado. Melhorou muito seu nível também, se tornou um ótimo capitão, com ótima noção de jogo (continua ruim). LucasxD: Pode se disser que desde que entrou no clan ele não desgruda mais do polar, onde um ta, o outro ta, os dois se deram muito bem. Apesar de já ter desentendido com ele algumas vezes por brincadeiras mesmo, é muito gente boa e faz um ótimo support e geralmente não vira saquinho de gold. Yumi: O yumi também conheço há muito tempo, tinha raiva dele na bnet porque ele criava e jogava de pudge achando que tava abalando sem delay. Já me dei muito bem e muito mal com ele, hoje vamos dizer que estamos no meio termo. Posso dizer que a grande qualidade dele ingame é a visão do mapa, sabe de tudo que ta acontecendo no jogo, se você errou um last hit. Westrup: Não tenho muito que falar do westrup, ate por que ele não fala muito no ts, e quase nunca o vejo pra jogar. Creio que seu ponto forte sejam os heróis tankers, sempre o vi jogando bem com os mesmos.
Nhac: O antigo FERAS ou mushT, já teve uma rotina de treinos? Ou cada um treinava sua skill individual, nas inhouses ou pubs, pois é raro achar o time completo jogando junto, o que faz vocês serem o TOP1BR na diferença dos outros times?
Spectre-: Nós nunca foi de treinar muito não, no FERAS nós jogava com mais freqüência porque elesiel (aFFFFFF), arrumava os cf ladder pra gente jogar, e já que era ele procurando os cfs, quando saiu, nós meio que parou com CF, jogando somente campeonatos que valessem algo. Acho que não tem muito isso de treinar, acho apenas basta ter confiança no time, no jogo às coisas dão certo. E nós temos no time, mesmo não jogando sempre juntos, quando jogamos junto coisas dão certo naturalmente, todos no clan são de ótimo nível. Claro que treinar ajuda, e que treinassem estaria bem melhor, mas, se a gente ta ganhando sem treinar, ta bom assim.
Nhac: Você enquanto joga escuta o som do W3 ou música, e se escuta música qual estilo geralmente? Ou apenas não escuta nada e só o som do TS/Ventrilo!
Spectre-: Tiro o som da musica do warcraft3 e deixo somente o som do jogo mesmo, das unidades, etc. E também, é claro, o som do ts. Não consigo jogar sem o som do w3 porque fico autista, perco a noção do jogo, vou creepar e tomo gank pra 5 caras, ou não sei direito do que esta se passando no jogo pela falta do barulho dos pingos no mapa. E o som de música não gosto enquanto jogo.
Nhac: Sua opinião rápida, qual melhor suporte, ganker e carrier brasileiro?
Spectre-: Suporte Lucas, carrier Frango, ganker é difícil não sei.
Nhac: Costuma assistir replays, se sim tem algum time favorito?
Spectre-: Costumava muito tempo atrás, hoje em dia não mais. Gostava de ver os replays do SK, e do VP, Loda e vigoss.
Nhac: Player mais chato do cenário, e o que tem a voz mais irritante no ts?
Spectre-: Uma voz que acho bem chata é do Ploc e do Lasombra, são bem parecidas. E player chato é elesiel, pato e bitta quando começam perder e fala, se não der uma cortada logo ou mutar se fica estressado por algumas horas, é muita chatice, eahuahuauhaehuea. Tirando essas partes, fora do game ou quando estão ganhando são bem legais e gosto deles.
Nhac: Qualidade e defeito sua ingame?
Spectre-: Qualidade posicionamento nas batalhas, defeito autismo quando to farmando
parece que o mundo para, só ta você e os creeps, do nada chega à galera e seu time
todo avisando para você sair e você pensa "só mais esse creep", e morro depois que mata ele! Resumindo qualidade gankar bem, e defeitos ganância e autismo.
Nhac: Seu herói preferido, item, e brother pra se jogar um bom pub/cf/inhouse?
Spectre-: Herói preferido potm. item linkens, gosto do polar ou frango pra um bom pub/cf/inhouse. Um recadinho para Polar, linkens, melhor item do jogo muito roubada.
Nhac: Além de DotA, joga algum jogo offline ou online?
Spectre-: Só dota mesmo.
Nhac: É chegamos ao fim, alguma consideração final?
Spectre-: Só mandar um abraço pra galera mesmo e obrigado pela entrevista.
Legal a entrevista... rsrs
ResponderExcluirPor favor nao reparem nos erros de portugues, eu estava respondendo o que vinha na minha kbça... Eu escrevo direitinho, fikei de cara qnd vi q cometi uns erros grotescos aih... rsrs
ResponderExcluir"Nós nunca foi de treinar muito não" EU RI !!!
ResponderExcluirboa spectre
ResponderExcluirisso mesmo que eu ia falar
"nós meio que parou com CF" foi foda kkkkkk
eu pedi pro nhac corrigir os erros, mas ele n corrigiu =/
ResponderExcluirsem desviar o assunto pra isso por favor.
Haha! Showw!
ResponderExcluirImagina com treino -.-"
Boa Entrevista
nice!
ResponderExcluirparabens!
joga mt!
parabens brother por se manter no competitivo todo esse tempo ... muito bacana conhecer melhor os times e o que pensam sobre o cenario nacional .
ResponderExcluirabraço e bons jogos \0/
Ai muito boa a sua entrevista.
ResponderExcluirGanho mas um fã depois desta entrevista vlw
Humildade em 1 lugar
Nossa, eu tava estranhando esses erros de portugues do tipo "nois nunca foi" pq n sou de cometer isso. Aih fui olhar o historico de conversas do msn... No msn eu escrevi correto, o nhac que editou errado (ou alg editou pra ele).
ResponderExcluirMas sem problemas, o que importa eh o conteudo da entrevista, e obrigado pelo apoio galera.
MANEIRA DE MAIS A ENTREVISTA.
ResponderExcluirPENA Q PLAYER NAO TENHA TANTO NIVEL ASSIM. (basico)
nWo
nice...
ResponderExcluireu tb n so muito chegado a HoN n...
Gostei da entrevista
ResponderExcluirtem a msm opniao que a minha sobre hon
ResponderExcluirgraficos muito dark e confuso
Otima entrevista, esse cara é fera.
ResponderExcluir